Alquimia - Fullmetal Alchemist - Anime - Videos - Animes - Notícias - Informações - Reviews - Fotos - Cosplays - Jogos e muito mais!

Fullmetal Alchemist - Alquimia

Para aqueles que acham que a alquimia foi apenas invenção de um japonês que queria criar um mangá, se enganou total e completamente. A alquimia foi realmente uma ciência estudada por diversos homens. Mas não é bem aquela que nós vemos no anime.

Segundo a Enciclopédia Barsa, a Alquimia é uma ciência antiga da idade média (conhecida como "a arte") que possuía como objetivo a fabricação sintética de ouro e a vida eterna. Algumas vezes confundida com ocultismo, magia, bruxaria, feitiçaria ou simples charlatanismo, a Alquimia começou a ser praticada por grandes homens como Roger Bacon, S. Alberto Magno, o papa Clemente V, o imperador Rodolfo II, Paracelso.

Apesar de ter sido praticada por diversos homens, a impossibilidade da fabricação de ouro quimicamente só foi provada no séc. XIX. Sir. Isaac Newton ainda achava a tentativa meritória. Seu exercício levou a progressos na química, mas não é exato que a alquimia tenha precedido a química ou preparado o seu advento. O contrário, sim, é verdadeiro. Ao surgir a alquimia (c. 300 a.C.), ouro, prata, enxofre, cobre, chumbo, ferro, arsênico, estanho já eram conhecidos. E a descoberta do mercúrio coincide com o seu aparecimento, tanto no Oriente como no Ocidente.

A alquimia foi praticada por chineses, hindus, egípcios, gregos e romanos. Chegou até a receber diversas designações, nas línguas mais antigas. Porém todas salientam a idéia central de "transmutação", que por um acaso é a alquimia da qual os fãs de Full Metal Alchemist conhecem tão bem.

©2007-2009 - Só Animes - www.soanimes.com.br